Frio intenso na região Sul! Cidade do RS registrou -2,1°C
Nesta quinta-feira (18), o Sul passou por um período de frio intenso: uma cidade chegou a registrar -4,4 ºC. As temperaturas mais baixas foram registradas nas áreas de maior altitude, em especial no Planalto de Santa Catarina e em Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.
De acordo com informações da MetSul, o frio intenso durante as noites é o resultado da atuação de uma massa de ar seco e alta pressão. Este fenômeno provoca as condições ideais para o registro de mínimas. Confira abaixo mais informações sobre o frio no Rio Grande do Sul e demais estados da região.
Frio intenso e temperaturas negativas no Rio Grande do Sul
De acordo com a Climatempo, nesta sexta-feira (19), o Brasil completa dez dias consecutivos de temperaturas negativas. Todas as mínimas mais baixas foram registradas em estados do Sul. Confira abaixo quais foram as cidades mais frias do Rio Grande do Sul na quinta-feira.
- São José dos Ausentes: -2,1°C
- Cambará do Sul: 0,8°C
- Soledade: 1,8°C
- São Francisco de Paula: 2,3°C
- Canela: 2,4°C
- São José do Ouro: 2,6°C
- Chapada: 3,9°C
- Getúlio Vargas: 3,9°C
- Bom Jesus: 4,2°C
- Ernestina: 4,7°C
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta na madrugada desta sexta-feira para perigo potencial de geada em todos os estados da Região Sul. De acordo com o aviso, que compreende o período de 04h até as 08h, há risco leve de perda de plantações e a temperatura mínima pode chegar a até 3ºC.
Apesar da sequência de noites com temperaturas negativas, o frio pode diminuir nos próximos dias. Isso porque o afastamento de um ciclone extratropical escoará o ar frio, trazido pela massa de ar de origem polar, para fora do país. Portanto, nas madrugadas deste fim de semana, os moradores do Sul podem sentir um aumento nas temperaturas.
Imagem: Reprodução / Canal Rural