Gasolina de Refinaria Mataripe pode subir 10% no valor final!

Agora privatizada, a Refinaria de Mataripe , na Bahia, vende o litro da gasolina por R $0,38 centavos a mais do que nas refinarias da Petrobrás, o que dá uma diferença de 10% no valor. No último sábado (26) a refinaria anunciou o sexto aumento do ano de 3,7%, subindo o litro do combustível para R $4,24.

O levantamento é do Observatório Social da Petrobrás, baseado em informações da Acelen, gestora da Refinaria de Mataripe, da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis).

De acordo com o PPI (Preço de Paridade de Importação) do Porto de Aratu (BA), referência para a importação de combustíveis na região, esse valor do litro do combustível em Mataripe também ultrapassa em 28 centavos a média semanal dos preços de paridade de importação.

A refinaria ajustou também o valor do Diesel S-10 e foi maior que o da gasolina, com um aumento de 12,5% no valor do litro que agora passa a custar R $5,07. Esse valor é R $0,56 a mais do valor da Petrobras.

Com isso, Mataripe segue sendo a recordista no preço da gasolina e do diesel no país em relação à Petrobras, segundo a análise do Observatório Social.

Alta no preço dos combustíveis deve permanecer

De acordo com o economista do Observatório e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), Eric Gil Dantas, a alta nos preços do combustível deve continuar, ainda mais agora com a troca de presidente da Petrobrás. 

“Indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, o economista Adriano Pires é muito próximo do setor privado de petróleo, gás e combustíveis. Isso nos leva a crer que as demandas dessas empresas, como o alinhamento mais fiel ao PPI (Preço de Paridade de Importação), por exemplo, ganhem mais força, gerando novos reajustes”, afirma.