Gastando muito com energia? Saiba como reduzir os gastos no inverno sem perder o conforto
O aumento na conta de luz pode ser algo preocupante para a maioria das famílias brasileiras, ainda mais no inverno. Neste período do ano, os banhos quentes são extremamente confortáveis, porém, eles pesam no bolso.
Se você está em busca de dicas para diminuir o gasto com a energia em casa, você irá encontrar por aqui! Saiba as principais dicas de como reduzir os gastos de luz no inverno, sem precisar perder o conforto.
As dicas foram compartilhadas por Roberto Lamberts, especialista em Engenharia Civil da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), como formas sustentáveis.
Como manter o conforto sem gastar muito?
De acordo com Lamberts, a melhor forma é obter banhos quentes através de aquecedores solares.
“Com a instalação de placas solares, podemos obter água quente gratuitamente, abastecida pela energia solar, proporcionando conforto térmico e reduzindo os gastos com energia”, afirma.
Porém, caso não seja viável o investimento com painéis solares no momento, a segunda opção para refletir uma economia na conta de energia é o aquecimento a gás.
“Apesar de ser uma alternativa comum, o aquecimento a gás utiliza um combustível fóssil, o que o torna menos sustentável. No entanto, ainda é uma opção melhor do que usar gás para gerar energia elétrica apenas para aquecer a água”, destaca o especialista.
Outras soluções mais simplificadas
Além das alternativas tecnológicas levantadas por Lamberts, ele menciona duas medidas que podem ser adotadas no dia a dia. Uma delas é aquecer um pouco a banheira antes do banho, diminuindo a necessidade de água quente.
Outra medida importante é diminuir o tempo no banho, mesmo que seja difícil abrir mão do conforto da água quente em dias frios. Porém, com essas medidas, as contas de energia elétrica poderão ficar cada vez mais baratas.
Foto: Freepik