Gaúcha participa de quadro em “Domingão com Huck”, saiba tudo sobre ela

A gaúcha Anita Hoffman, de 10 anos, participou do novo quadro do Domingão com Huck no quadro que estreou no último domingo (10), Pequenos Gênios. A atração promove a competição entre crianças com altas habilidades, popularmente chamados de super dotados. 

Os grupos são formados por três crianças e Anita formava o trio chamado “RápidaMente”. A equipe da gaúcha ganhou a competição deste domingo com 93 pontos contra 87 da equipe concorrente “MMC”. 

Anita começou a demonstrar habilidades especiais já na pré-escola

Conforme contou a mãe da Anita ao gaúcha GZH, a gerente executiva Christiane Hoffman, a pequena começou a dar os primeiros sinais de ser uma criança com altas habilidades logo na pré-escola. 

“Desde muito pequena ela fazia coisas extraordinárias, mas, na época, eu achava que qualquer criança poderia fazer aquilo. Por exemplo, ela escreveu a primeira redação com três anos de idade. Eu achava que qualquer criança poderia escrever uma redação com três anos de idade, se estivesse em um ambiente com acesso a livros, estímulo de leitura etc.” lembra Christiane.

O diagnóstico de altas habilidades veio quando Anita ingressou na escola. Por estar sempre à frente da turma por dominar os conteúdos adequados para o ano que cursava, a menina sentia-se frustrada e detestou a escola. 

Vendo a insatisfação da Anita, a mãe procurou auxílio profissional e a descoberta de que ela é uma criança com altas habilidades veio com o teste de QI que marcou 143 pontos. O que não surpreendeu a menina que pretende fazer o ensino superior na Alemanha para tornar-se cientista, pois ela sabia que não era igual as outras crianças. “Eu fiquei normal. Tipo assim, eu soube que eu era diferente, mas saber não mudava eu ser diferente ou não. Então, fiquei igual.”

Anita foi indicada ao programa pela rede Kumon após passar por dezenas de testes e ficar entre as 24 crianças selecionadas para participar do “Pequenos Gênios”.