Gaúchos entregam a Geraldo Alckmin documento sobre políticas culturais

Na última quinta-feira (24), representantes gaúchos entregaram ao vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição do governo federal, Geraldo Alckmin, a “Carta do Rio Grande do Sul”.

Produzido no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, o documento contém contribuições para políticas culturais no País. Dividido em quatro pontos elementares, o conteúdo da Carta pode ser conferido na íntegra no site oficial cultura.rs.gov.br.

Realizado em Brasília, o encontrou contou com a participação da secretária estadual Beatriz Araujo como vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, do presidente do Fórum e secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha, além de gestores municipais e estaduais.

Geraldo Alckmin destacou pontos relevantes para o setor, com perspectivas positivas: “O Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) é extremamente relevante. A Lei de Incentivo à Cultura precisa ser estimulada. A Lei Aldir Blanc para o ano que vem já está aprovada, basta ter espaço orçamentário. Está incluído o recurso para garantir o cumprimento”.

“Eu estou muito entusiasmada e seguiremos trabalhando”, frisou Beatriz. Já Noronha definiu a união como algo importante para se chegar a consensos: “A partir de uma reunião no Rio Grande do Sul, de encontro no Fórum, compilamos em quatro pontos o que enxergamos como fundamental. Este encontro é importante ao estabelecer um regime nacional de fomento à cultura, com segurança jurídica e possibilidade de democratização de acesso”.