Gaúchos recebem boa notícia sobre a conta de luz no mês de abril

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base nos últimos dados de abastecimentos do reservatórios nacionais, elaborados e monitorados Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), informou em comunicado nesta segunda-feira (03), que as contas de luz em abril virão com a bandeira tarifária verde.

Os índices de abastecimento dos reservatórios, entre 82,96% e 97,66%, a depender da região são uma ótima notícia para os consumidores e as empresas de energia. Com o baixo fluxo hidráulico, as hidrelétricas passam a gerar menos energia, sendo obrigadas a repassar ao consumidor os custos da operação.

Quando isso acontece, as bandeiras amarelas e vermelhas são acionadas para o mês, de acordo com o nível de chuvas da localidade. A Aneel criou o sistema de bandeiras tarifárias para sinalizar o custo da geração de energia e esclarecer os aumentos ou não nos custos das contas das famílias.

A bandeira vermelha possui patamares 1 e 2, sendo a segunda de maior aumento quando os custos disparam para além da previsão do ONS. A atual verde, que vigora desde abril passado, não acrescenta custo algum aos consumidores brasileiros.

Em nota, a agência comentou: “A Aneel atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui realizados, se considera bastante provável o acionamento da bandeira verde para todo o ano de 2023”.