Gaúchos recebem excelente notícia sobre segurança no RS

Nesta terça-feira (9), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul divulgou um dado positivo a respeito da segurança no estado gaúcho. Segundo o último balanço divulgado, houve uma redução histórica no número de feminicídios, latrocínios, roubos de veículos e abigeatos no mês de abril.

Os indicadores de feminicídio foram o menor número da série histórica para abril, com queda de 50% em relação ao mesmo mês em 2022. O mesmo aconteceu com os crimes de latrocínio. Confira abaixo mais informações sobre as melhorias na segurança no Rio Grande do Sul.

Rio Grande do Sul apresenta melhoras nos indicadores de segurança

Outra melhora ocorreu no número de roubo de veículos: no mês de abril, houve queda de 3,6% em relação à série histórica. Desde o início de janeiro, o indicador total apresentou diminuição de 7,1%. O número de abigeatos também caiu significativamente, em 37,1% em comparação com o mesmo mês no ano anterior.

O indicador de roubo de transporte coletivo teve queda de 35,6% — foram 45 casos em abril de 2022 contra 29 no mesmo mês em 2023. Em Porto Alegre, o número de vítimas de homicídio caiu 7,7% na série histórica de abril e em 7,5% considerando o período a partir de janeiro.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, falou sobre os avanços da pasta em melhorar a segurança no Rio Grande do Sul. Ele associa as melhoras nos indicadores com novos investimentos em tecnologia e infraestrutura.

“A redução dos indicadores é fruto de uma série de ações adotadas pelo governo, que passam pelo aumento de efetivo até os investimentos realizados em tecnologia, equipamentos e infraestrutura. Vamos seguir atuando sempre de forma integrada no combate à criminalidade para garantir um aumento da sensação de segurança entre os gaúchos”, afirma o secretário.

Todos os dados a respeito do número de feminicídios, latrocínios, roubos de veículos e abigeatos podem ser encontrados no site oficial da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, que pode ser acessado clicando aqui.