Gaúchos recebem péssima notícia sobre tarifa de água

Moradores da capital gaúcha podem ter um aumento na conta de água em breve. Nesta segunda-feira (27), a Câmara de Vereadores de Porto Alegre decidiu pelo fim da isenção da tarifa social para os clientes com consumo até 10 m³/mês.

Com a medida, o preço da conta pode subir entre R$ 18,52 (somente água) e R$ 33,33 (água e esgoto). Confira abaixo mais informações sobre a volta da tarifa social para os moradores de Porto Alegre.

Conta de água fica mais cara em Porto Alegre

Em dezembro de 2020, foi aprovada uma lei que estabelecia a isenção da tarifa social para os consumidores com consumo de até 10 m³/mês em Porto Alegre. No texto do projeto que trouxe de volta a cobrança, a prefeitura alega que esta lei tinha caráter provisório, apenas para o apoio da população durante o isolamento social na pandemia do coronavírus.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) parou de cobrar a tarifa social em abril de 2020, há dois anos e 11 meses. Desde então, foram publicadas mais leis estendendo o período de isenção. A última, que foi revogada esta semana, foi aprovada em dezembro do mesmo ano.

A prefeitura afirma que a maioria das demais medidas emergenciais da época da pandemia já foram revogadas, não apenas na capital, mas em todo o país. “Porto Alegre hoje encontra-se em seu fluxo normal, com a retomada dos empregos, e demais atividades de educação e lazer.”, afirma o comunicado oficial.

Outro argumento trazido pelo governo para justificar o retorno da cobrança está no aumento nos gastos de água. Segundo as autoridades municipais, as residências beneficiadas com a redução da tarifa tiveram um aumento no seu consumo. A informação foi confirmada pelo Dmae: de acordo com os registros do departamento, as áreas beneficiadas gastam mais água do que os demais clientes.