Gesto DPA feito por Vina: Qual o significado desta comemoração zoando o Inter?
Com fama de provocador e um dos craques do Grêmio, Vina não perde tempo ao irritar seus adversários, principalmente o Inter. Uma de suas artimanhas mais recentes foi no dia 5 de março deste ano, na vitória por 2 a 1 no clássico contra o Colorado. Na ocasião, o meio-campista ergueu os punhos, os cruzando, e mostrou o dedo do meio para a torcida, o que enfureceu a equipe rival.
Apesar de parecer desrespeitoso para alguns, essa “técnica” já é antiga, e Vina é apenas um do grupo de provocadores que não pensa duas vezes antes de fazer esse gesto.
Além de ser uma forma de comemorar um gol, o gesto “União Dedo Pro Alto” (DPA), serve para provocar a equipe adversária. Geralmente, grupo de torcidas organizadas que são aliadas têm esse gesto como um símbolo, a fim de irritar o grupo rival. Segundo o Instagram do movimento, são 21 torcidas, rivais de uma outra união, a Punho Cruzado, na qual os jogadores fazem o mesmo gesto com os braços, mas com as mãos fechadas.
Confira quais jogadores além de Vina já fizeram esse gesto durante partidas de futebol
O primeiro jogador a marcar 2023 com a tradição foi o craque Hulk, após marcar o gol de empate em uma partida contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro. O gesto animou os torcedores do Atlético Mineiro e foi motivo de raiva para o grupo rival.
O atacante Paulinho, que também atua no Atlético, foi outro que comemorou fazendo o símbolo. Pouco depois, um dos craques do Vasco, Pedro Raul, seguiu os companheiros de profissão e comemorou um gol contra o Botafogo da mesma forma.
Deyverson, do Palmeiras, também já seguiu essa famosa tradição dos jogadores de futebol e cerrou os punhos enquanto atuava no Palmeiras.
Imagem: Reprodução/ Zona de Clubismo/ Premiere