Gigante sul-americano entra na briga com o Grêmio para ter Soteldo
2024 está chegando em sua parte final e a direção do Grêmio já inicia o planejamento para o próximo ano. E além da possível renovação de contrato com o técnico Renato Portaluppi, outros jogadores possuem futuro indefinido para o próximo ano. Um deles é o meia-atacante Soteldo.
O venezuelano de 27 anos de idade, emprestado pelo Santos ao Grêmio até dezembro deste ano, é titular absoluto do time. Por conta do bom desempenho até o momento, existe grande expectativa para que a direção gremista efetue a opção de compra dos direitos do jogador, que possui valor fixado em contrato.
Soteldo entra na mira do Boca Juniors
De acordo com informação divulgada pelo site argentino El Crack Deportivo, o Boca Juniors está interessado em Soteldo e pode apresentar uma proposta oficial de compra na próxima janela de transferências.
No acordo de empréstimo firmado entre Grêmio e Santos, ficou definido que o valor da opção de compra do contrato é de 5 milhões de dólares (R$ 27,9 milhões na cotação atual) por 50% dos direitos econômicos do jogador. Com isso, mesmo que qualquer clube apresente uma oferta melhor, se o tricolor chegar a um acerto com o atleta, terá seu direito assegurado.
Qual será o futuro de Soteldo?
Caso o Grêmio efetue a opção de compra e não chegue a um acerto com o atleta, o clube passará a ser dono dos 50% do passe, mas Soteldo terá caminho livre para decidir se permanecerá no Santos ou será negociado com outro clube.
O custo dos salários de Soteldo atualmente é de R$ 650 mil mensais, sendo um dos maiores salários do elenco gremista. Internamente, a direção do Grêmio já planeja oferecer um aumento salarial em caso da compra.
Detalhes da negociação e implicações financeiras
Se o Boca Juniors de fato fizer uma proposta pelo jogador, o Grêmio terá que agir rapidamente para garantir a permanência de Soteldo. Considerando a valorização do atleta, tanto o Grêmio quanto o Santos esperam uma negociação intensa na próxima janela de transferências. Fatores que podem influenciar a negociação:
- Desempenho individual de Soteldo na temporada
- Ofertas de outros clubes interessados
- Disposição do jogador em continuar no Brasil ou explorar novos mercados
Para os torcedores do Grêmio, a permanência de Soteldo é vista como essencial para o planejamento do elenco do próximo ano. Já para o Boca Juniors, contar com o talento do venezuelano seria um reforço significativo na busca por títulos na temporada de 2025.
Como a decisão de Soteldo pode impactar os clubes envolvidos?
Além de definir o futuro de Soteldo, a decisão terá impactos financeiros e esportivos significativos para Grêmio, Santos e Boca Juniors. A aquisição do jogador por qualquer uma das partes representa não só um investimento financeiro, mas também uma estratégia esportiva de longo prazo.
Com certeza, a torcida gremista estará de olho nos próximos capítulos dessa novela, esperando que o talento de Soteldo possa continuar abrilhantando o futebol do Grêmio. Enquanto isso, o Boca Juniors monitorará de perto, na expectativa de conseguir um grande reforço para seu elenco.