Golpe da Receita Federal está entre os mais praticados pelos golpistas; Saiba o que é e como se proteger

Com a chegada do fim do ano, o famoso Golpe da Receita Federal voltou com força total e é preciso redobrar os cuidados. 

O golpe é aplicado através de links enviados por e-mail, mensagem de celular ou até mesmo WhatsApp. A forma como é aplicado e seu conteúdo variam de acordo com o tipo de golpe que os criminosos planejam.

A Receita Federal alerta que uma das modalidades mais comuns é o golpe do empréstimo. Nele, as supostas empresas oferecem empréstimos condicionando ao pagamento antecipado do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) por parte da vítima.

Os criminosos chegam a até apresentar notificações e documentos (todos falsos), fazendo a vítima pagar taxas inexistentes para liberar o dinheiro. Vale lembrar que o pagamento do IOF é feito exclusivamente através de um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e que ele não é pago pelo contribuinte, e sim pela empresa que está oferecendo o crédito.

Como se proteger

  • Não abra arquivos anexados em e-mails, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  • Não acione os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal do Brasil, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem ao órgão;
  • Exclua imediatamente a mensagem.