Golpe do consignado: novo formato de fraude faz vítimas serem duplamente atingidas

Um novo alerta sobre golpes envolvendo o empréstimo consignado foi emitido pelo Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Goiás. O crime atinge aposentados e pensionistas de todo país. 

Segundo a denúncia do órgão, dezenas de denúncias são registradas diariamente, principalmente contra instituições como o Banco Pan e o C6 Bank. 

O alerta emitido pelo Procon também relata um método do golpe que afeta duas vezes os cidadãos. Conforme o relato, o primeiro contato dos bandidos com a vítima acontece com a oferta de valores para receber, estes seriam relacionados aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após as vítimas aceitarem os termos e até mandarem fotos e documentos solicitados pelos bandidos são surpreendidos com valores em suas contas relacionados a um novo empréstimo consignado. 

Novo golpe do consignado faz ainda mais vítimas

Os valores que aparecem nas contas dos aposentados e pensionistas variam entre R$ 10 mil a R$ 40 mil, acompanhados de um desconto mensal das parcelas para pagamento. As vítimas entram em contato com as instituições financeiras afirmando não terem contratado o serviço e é neste momento que tem início a segunda parte do golpe. Os estelionatários fingem solucionar o problema do consumidor orientando que este faça o estorno do valor para uma conta orientada por eles. Desta forma, a vítima perde o valor adquirido no empréstimo e ainda terá de pagar pelo consignado. 

Segundo o Procon, apenas entre janeiro e setembro deste ano o número de reclamações acerca deste golpe cresceram em 65%, sendo 235 denúncias contra o C6 Bank e 444 contra o Banco Pan. 

Os bancos, por sua vez, afirmam não permitir contratações de empréstimos consignados por telefone e que para processos do tipo são exigidas medidas de segurança como biometria facial, prova de vida e registro de geolocalização. As instituições pedem que os usuários fiquem atentos contra golpes do tipo e não façam procedimentos por fontes extraoficiais.