Golpe do nude: veja como funciona o mais novo golpe aplicado na internet

O golpe do nude é um novo esquema de extorsão sendo aplicado através de chamadas e mensagens do WhatsApp. Vítimas afirmam que tentaram ser extorquidas após receberem conteúdo íntimo enviado por golpistas no seu celular.

O crime é conhecido como sextortion. O golpe é aplicado através das mensagens ou das chamadas de vídeo. No primeiro caso, o criminoso manda fotos íntimas, na expectativa de uma resposta. Então, o golpista usa captura de tela para forjar imagens dando a entender que se trata de uma troca de mensagens sexuais. O golpista então exige uma quantia em dinheiro da vítima para não liberar as fotos na internet.

Golpe também pode ser aplicado por chamada de vídeo

Na versão de chamada de vídeo, os criminosos fazem uma ligação de vídeo, expondo as imagens sexuais na câmera e então fazem a captura de tela. Da mesma forma que a anterior, os golpistas usam do print da chamada de vídeo para extorsão.

Em variações do golpe direcionadas a homens, os golpistas se passam por mulheres e enviam fotos nuas ou realizam chamadas de vídeo, e então, com as capturas de tela salvas, extorquem a vítima alegando que a pessoa que enviou as imagens era menor de idade. Em alguns casos, os criminosos usam outro número, associado aos pais da suposta menor de idade, para realizar o golpe.

Enviar fotos nuas sem consentimento é crime e se enquadra em importunação sexual, segundo o artigo 215 A da lei 13.718/2018. A pena de prisão entre um a cinco anos.