Golpe na Restituição do Imposto de Renda gera revolta entre beneficiários, saiba como evitar

Em nota, a Receita Federal alertou os contribuintes do Imposto de Renda 2022 acerca de um novo golpe que está sendo realizado.

A abordagem é via e-mail, no qual os criminosos tentam se passar pelo órgão. Na mensagem, é informada a necessidade de confirmação do cadastro na RF, junto a um link.

Para o golpe passar despercebido, o correio eletrônico vem com o logo da Receita e da conta Gov.br. Porém, tudo se passa de uma mentira.

O link malicioso redireciona o usuário a uma página na qual os mesmos devem confirmar seus dados, inclusive o Pix para a restituição do Imposto de Renda. Desta forma, os cibercriminosos coletam dados pessoais para práticas estelionatárias. Veja:

Exemplo de mensagem falsa. Imagem: Governo Federal.

Como evitar cair no golpe da restituição do Imposto de Renda?

Ainda no alerta publicado, a Receita Federal afirma que seus alertas enviados por e-mail ou mensagem não possuem nenhum tipo de link, e a confirmação de dados somente é feita através das plataformas digitais oficiais, como o e-CAC, por exemplo. 

“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”.

  • Desconfie de mensagens que tentam lhe convencer a clicar em links desconhecidos;
  • Verifique o endereço de e-mail que enviou a mensagem, muitas vezes, são e-mails aleatórios, que confirmam a irregularidade da mensagem.

Não há uma estimativa de quantos cidadãos podem ter sido lesados pela prática. O alerta é para evitar maiores danos aos contribuintes.

Calendário de restituição

Atenção: a restituição do Imposto de Renda 2022 começa somente no próximo dia 31 de maio. No mesmo dia, o prazo para enviar as declarações é encerrado.

Uma das novidades deste ano é a restituição via Pix. Os contribuintes que desejavam esta modalidade precisavam informar uma chave CPF, a única aceita pela Receita. 

Confira abaixo o calendário completo de restituições do IRPF 2022:

  • 1° lote – 31 de maio
  • 2° lote – 30 de junho
  • 3° lote – 30 de julho
  • 4° lote – 30 de agosto
  • 5° lote – 30 de setembro