Governo anuncia melhorias para o transporte escolar no RS

A autorização para que o transporte escolar possa circular nas faixas de trânsito exclusivas para ônibus em qualquer horário foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre desta quinta-feira (20). A concessão pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), já vigora para táxis e lotações.

Segundo o portal GZH, “a EPTC estabelece que os veículos autorizados podem trafegar pelas faixas com ou sem passageiros, mas sempre os faróis acesos em luz baixa”. As únicas excessões são da avenida Cristóvão Colombo e a avenida Independência no sentido bairro-centro.

São 37,9 mil metros de faixas exclusivas para o tranporte público que funcionam em horário de pico entre 6h e 9h e das 16h às 20h em dias úteis. Coletivos, lotações, táxis e com a nova permissão, os transportes escolares.

A empresa pública visa reduzir congestionamentos frequentes no trajeto e oferecer agilidade aos moradores.

Aprovação em novembro

A medida que entra em vigor a partir da próxima quinta foi aprovado no dia 16 de novembro do ano passado pela Câmara Municipal de Porto Alegre. O plenário aprovou uma emenda da vereadora Aninha do IAPI (Cidadania) ao projeto que visava a aprovação da liberação para táxis.

“O projeto tem por objetivo melhorar a distribuição do fluxo de veículos no sistema viário de Porto Alegre com a liberação dos corredores de ônibus para os táxis. As vias urbanas de nossa Capital foram projetadas para a circulação de um determinado número de veículos. Nos últimos anos, em razão das facilidades oferecidas para a aquisição de carros e da inclusão dos transportes por aplicativos e dos veículos pesados de transporte, a frota viária triplicou, provocando congestionamentos nos principais pontos da cidade, principalmente em horários de pico”, comentou ao portal da Câmara o vereador Cláudio Janta (SD) autor do projeto original.