Governo anuncia série de medidas para enfrentar grande problema no RS

Na quarta-feira (22), o governo federal anunciou uma série de medidas que irão minimizar os prejuízos causados pela estiagem no estado do Rio Grande do Sul. Entre as medidas, está a antecipação do pagamento do Bolsa Família no Estado e um repasse extra de R$ 2.400 a 10 mil famílias atingidas pela falta de chuva.

As pessoas inscritas no Cadastro Único, sendo beneficiários ou não, terão direito aos repasses. A quantia será paga por meio do cartão do benefício social.

“Para agricultores de baixa renda, vamos trabalhar com repasse, sem empréstimo”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Conforme o ministro, os recursos visam diminuir os problemas causados pela seca e serão aplicados com busca ativa de beneficiários.

Visita técnica do Governo

Segundo Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, o presidente Lula requisitou uma comitiva para fazer uma visita técnica no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23). O objetivo é visitar locais afetados pela estiagem, a fim de propor políticas de combate ao problema. Além disso, será levada uma proposta de crédito próxima de R$ 300 milhões.

“Estamos há alguns dias debatendo, formulando, o que é possível cada um [ministério] atender. Por parte do Ministério da Agricultura, temos que tratar de renegociação de dívidas, de alongamento de prazo dessas dívidas”, disse o ministro Carlos Fávaro na manhã desta quarta-feira (22), em entrevista à Rádio Gaúcha.

Outras medidas sobre a estiagem serão estudadas após a visita técnica que será realizada. O anúncio da visita foi feito após a reunião de quarta-feira, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Secom), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Carlos Fávaro (Agricultura) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), além do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo.