Governo de Porto Alegre anuncia reconstrução do prédio da SSP até 2025
O governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou, na última quarta-feira (13) a construção do novo edifício sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Além da secretaria, o novo prédio da SSP abrigará a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
A divulgação aconteceu um ano após o incêndio que destruiu o antigo prédio que abrigava a SSP, localizado na rua Voluntários da Pátria, próximo da Estação Rodoviária da capital. O episódio fez duas vítimas, os bombeiros tenente Deroci de Almeida da Costa e o sargento Lúcio Ubirajara Munhós, lembrados durante a divulgação.
“Lamentamos a perda dos dois colegas que foram verdadeiros heróis. Desde o incêndio, a segurança pública em nenhum momento parou ou teve prejuízos em suas atividades”, salientou o governador Ranolfo Vieira Júnior.
A nova sede da SSP
Conforme divulgação do governo, o novo edifício, que ficará em uma área do complexo do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, terá 28.422,35 metros quadrados, a unidade terá 441 vagas de estacionamento cobertas, 117 descobertas e 75 para bicicletas. A estrutura contará com oito elevadores, biblioteca, auditório com 197 lugares e restaurante.
O projeto começou a tramitar em 2011 e, após vários estágios, o governo decidiu destinar o novo prédio à futura sede da SSP, mediante a permuta do antigo prédio.
“Esse modelo de permuta é o mais ágil para esse tipo de demanda. Foi o mesmo que utilizamos recentemente para o Nugesp [Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional] e tivemos êxito. A causa do remanejo foi muito triste para todos nós”, comentou o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal.
Conforme o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o próximo passo é realizar a licitação para a contratação da empresa que executará a obra, o que deve ocorrer em 60 dias.