Governo do RS anuncia boa notícia para famílias afetadas por ciclone no estado

O governo do Rio Grande do Sul confirmou uma ótima notícia para as famílias afetadas pela passagem do ciclone de junho: pessoas de baixa renda atingidas pelo fenômeno não terão que pagar a conta de água. A iniciativa deve beneficiar cerca de 2 mil famílias gaúchas.

A informação foi anunciada em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (13) no Palácio Piratini, com presença do governador em exercício, Gabriel Souza, a presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Samanta Takimi, e diretores do grupo Aegea. Confira abaixo mais informações sobre a isenção do pagamento.

Famílias de baixa renda afetadas por ciclone não terão que pagar conta de água

De acordo com o pronunciamento do governo do Rio Grande do Sul, os clientes de baixa renda da Corsan que foram atingidos pelas inundações serão isentos da cobrança da tarifa básica. A isenção será correspondente a um período de 30 dias, com possibilidade de prorrogação.

A medida deve alcançar cerca de 2 mil famílias aptas a receber auxílio por programas sociais de atendimento a situações de calamidade ou emergência, conforme lei sancionada na quarta-feira (12) pelo governador em exercício.

“Muitas famílias perderam casas, móveis e bens no ciclone do mês passado, em especial no Litoral Norte. Esta é uma medida de assistência importante para auxiliar as famílias de baixa renda que foram diretamente atingidas”, disse o governador.

Na reunião, também foi apresentada uma proposta de investimento em obras de saneamento no Litoral Norte. O plano incluí propostas de intervenções de infraestrutura nos municípios de Torres, Arroio do Sal, Osório, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Balneário Pinhal.

Na terça-feira (11), foi aprovada outra medida de apoio para as vítimas do ciclone. Com um novo Projeto de Lei, o governo do Rio Grande do Sul instituiu um auxílio financeiro para famílias atingidas por eventos climáticos. Para o caso de junho deste ano, o valor será de R$ 2,5 mil. Mais informações sobre o benefício podem ser acessadas clicando aqui.

Imagem: Reprodução / Rodrigo Ziebell / Ascom GVG