Governo do RS irá pagar estudantes para evitar evasão

Nesta quinta-feira (20), o Governo do Rio Grande do Sul deu início ao pagamento de uma bolsa no valor de R$ 150 para estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino que está inserida no programa Todo Jovem na Escola, que tem como objetivo reduzir a evasão e aumentar a frequência escolar no estado. Podem receber alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Apenas neste ano, a bolsa do programa Todo Jovem na Escola deve beneficiar 81.424 estudantes, que possuem entre 15 e 21 anos de idade, de cerca de 2,4 mil escolas.

O pagamento realizado nesta quinta-feira é referente a março, já que o ano letivo teve início apenas no mês passado. A bolsa deste mês será paga no próximo dia 20.

A quantia pode ser retirada por cidadãos com o Cadastro Único (CadÚnico), por meio de agências do Banrisul. Além disso, provavelmente o site do governo irá divulgar outros locais para retirar o dinheiro.

O investimento no programa é de R$ 180 milhões e deve ser feito pelo menos até o final do ano.

Saiba como participar do programa Todo Jovem na Escola, uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul

Para evitar transtornos e facilitar a participação no programa, os estudantes não precisa fazer inscrição, mas sim estar dentro dos critérios de renda e frequência escolar determinados pelo Governo do Rio Grande do Sul.

  • Estar devidamente matriculado no ensino médio em uma escola da rede estadual;
  • Estar ou ter o responsável que participa do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal com renda per capita de até meio salário mínimo ou três salários mínimos totais;
  • Atingir a frequência mínima de 75% na presença no mês anterior ao pagamento;
  • Manter seus dados sempre atualizados no cadastro escolar;
  • Ter Cartão Cidadão no seu nome ou no nome do seu responsável.