Grande empresa de tecnologia pode demitir funcionários no RS

A Dell anunciou nesta segunda-feira (6) que irá demitir 6.650 funcionários nos próximos meses. O número corresponde a 5% de todo o quadro de funcionários da empresa, que conta com 133 mil funcionários ao redor do mundo. A demissão em massa foi motivada por uma baixa demanda por computadores no último trimestre.

A decisão vem após outras medidas da fabricante, como o congelamento de contratações e limites em viagens corporativas. Segundo o co-CEO da empressa, Jeff Clarke, a Dell está passando por condições de mercado negativas para seu futuro. A fabricante de computadores possui uma sede no Rio Grande do Sul, portanto, funcionários gaúchos podem ser afetados pela demissão em massa. A Dell ainda não se pronunciou sobre quais serão os locais afetados pelas demissões.

Dell segue tendência de demissões em empresas de tecnologia

A Dell registrou uma queda de 37% em suas vendas de computadores, que representam 55% da receita total da empresa. Em nota, a fabricante afirma que as demissões e outras medidas da empresa são uma oportunidade para melhorar a eficiência da empresa.

O setor de tecnologia mundial tem sido afetado por uma onda de demissões em massa nos últimos meses. Outra fabricante de computadores, a HP, anunciou em novembro a demissão de até 6 mil de seus funcionários. Segundo a consultoria Challenger, Gray & Christmas Inc, foram 97.171 demissões na área da tecnologia em 2022, um aumento de 649% em relação ao ano anterior. Recentemente, o PayPal anunciou a demissão de 7% da sua equipe, equivalente a 2 mil funcionários. Entre outras empresas afetadas, estão a Google, com 12 mil demissões, e a Microsoft, com 10 mil.