Grande empresa do RS assina acordo com o Governo para não demitir 3,8 mil funcionários
Para tentar enfrentar a crise e não demitir cerca de 3,8 mil funcionários, ou fechar as unidades de Uruburetama, Itapajé e Pentescoste, no Norte do Estado, a grande empresa Paquetá The Shoe Company, que tem sede no Rio Grande do Sul, assinará um termo de compromisso com o Governo do Ceará se comprometendo a não demitir os cerca de 3,8 mil funcionários da empresa no Estado, ou fechar as unidades de Uruburetama, Itapajé e Pentescoste, no Norte do Estado.
De acordo o Povo, a assinatura estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira (26), às 14 horas. As informações são do secretário do Desenvolvimento do Ceará (SDE), Salmito Filho, que estava na Assembleia Legislativa do Estado (Alece), onde ocorreu o debate “Hidrogênio Verde: inovação e energia limpa no Ceará”.
O executivo estadual irá antecipar os salários no Estado. “Eu, pessoalmente, procurei o interlocutor e o diretor Administrativo Financeiro da empresa, o CFO, Eurico (Tatsch Nunes), e fizemos algumas reuniões remotas”, detalha o secretário.
Empresa enfrenta processo de recuperação judicial desde 2019
Desde 2019 a Paquetá está enfrentando um processo de recuperação judicial, com dívida estimada em R$ 428 milhões. Neste ano, pela primeira vez, a empresa precisou parcelar os salários de seus 7,5 mil funcionários de todas as unidades fabris e do varejo no Brasil. A empresa também possui unidades na Bahia.
Nos últimos tempos, a empresa estava em negociação de venda das lojas para o grupo Oscar Calçados, de São Paulo. O recurso adquirido pela venda poderá ser utilizado para sanear as finanças da parte industrial.
Fundado há 40 anos, o Grupo Oscar conta com mais de 100 lojas atualmente, além da operação de venda online. A empresa comercializa calçados, roupas e acessórios. As unidades ficam localizadas no interior de São Paulo, Vale do Paraíba, Triângulo Mineiro, Joinville (SC), Alagoas e Paraíba.