Grande empresa do RS será transferida para Minas Gerais; entenda mais

Uma grande empresa do Rio Grande do Sul terá sua sede transferida para o estado de Minas Gerais. A indústria mineradora Gerdau, originada em Porto Alegre, passará a ser sediada em Belo Horizonte — anteriormente, a companhia estava centralizada em São Paulo.

Em entrevista para a imprensa, o CEO da companhia, Gustavo Werneck, afirmou que os principais motivos para a transferência são as atividades no estado de Minas Gerais. Segundo o executivo, mais de 60% da capacidade produtiva da Gerdau estão localizadas na região. “A Gerdau tem 122 anos e nos últimos 40 anos Minas Gerais tem sido importante para a nossa história”, afirmou. Confira abaixo mais informações sobre a mudança.

Empresa nascida no Rio Grande do Sul transfere sede para capital de Minas Gerais

A Gerdau iniciou suas atividades em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, como uma fábrica de pregos. Desde então, a operação foi expandida, transformando a companhia na maior produtora de aço do Brasil. Ao todo, a empresa conta com 32 unidades produtoras, mais de 28 mil colaboradores e presença em 9 países. Sua receita líquida em 2020 foi de R$ 43,8 bilhões.

Os novos investimentos em Minas Gerais, de acordo com o CEO da Gerdau, serão focados em uma nova plataforma de mineração sustentável, entre 2023 a 2026. Estima-se que cerca de cinco mil empregos sejam gerados durante a implementação.

“A gente encontra no Estado de Minas Gerais um ambiente muito adequado para que esses investimentos ocorram”, afirmou Gustavo Werneck.

Segundo o CEO, os novos investimentos, incluindo a transferência da sede, acompanham um ciclo realizado em Minas Gerais nos últimos anos para a modernização tecnológica e aprimoramento de práticas ambientais. Recentemente, Werneck recebeu a comenda do Dia de Minas, pela contribuição pelo desenvolvimento do município de Mariana, do estado e do país.

Imagem: Divulgação / Gerdau