Grande empresa fecha duas lojas no Sul do Brasil

Uma grande empresa varejista fechou duas lojas no Sul do Brasil. Trata-se da Marisa, que fechou duas unidades no Paraná — a primeira, localizada em Foz do Iguaçu, e a segunda, no centro de Londrina. Os fechamentos fazem parte de um processo de reestruturação das atividades da empresa em todo o país.

Recentemente, a Marisa confirmou que fechará 91 lojas, consideradas deficitárias. A empresa também declarou que ao todo, serão fechadas 26 unidades em todo o mês de maio. Desde março até abril, 25 lojas já foram fechadas. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Marisa fecha duas lojas no Paraná

A unidade de Foz do Iguaçu existia na cidade há quase 30 anos, desde 1996. Atualmente funcionava na Avenida Brasil, mas já passou por outros endereços ao longo dos anos. Já a operação de Londrina funcionava na rua Minas Gerais, deixando a cidade com apenas duas lojas.

Londrina continua com duas operações da Marisa — uma no Londrina Norte Shopping, e a outra no Shopping Boulevard. Não se sabe se os funcionários da unidade fechada foram demitidos ou realocados para uma das outras duas lojas.

A Marisa passa por uma crise financeira, com dívidas acumuladas na faixa de R$ 600 milhões. Segundo a empresa, quando estiver concluído o fechamento planejado das unidades, deve-se exibir um aumento dos lucros em torno de R$ 62 milhões, antes de juros, depreciação, impostos e amortização.

A companhia afirma que as lojas fechadas possuem “sistematicamente geração de caixa negativo”. Há também planos para reduzir outros tipos de despesas.

Segundo a empresa, os principais motivos para a crise são: o difícil cenário da economia, importações ilegais sem tributação e altas taxas de juros. Segundo um comunicado do diretor-presidente da empresa, João Pinheiro Nogueira Batista, a Marisa está “acompanhando de perto a evolução das iniciativas do governo federal para o setor de varejo no Brasil”.

Imagem: Reprodução / Portal da Cidade Foz