Grande incêndio causa enorme estrago no RS

Desde sexta-feira (10), uma área de mais de 1.300 hectares no Banhado do Bororé, local alagadiço de preservação permanente em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, tem sido afetada por um grande incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o fogo ainda continua se espalhando nesta terça-feira (14). Os profissionais atuam no combate as chamas há mais de 90 horas.

As causas do incêndio estão sendo investigadas pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar.

Sopradores, bombas costais, espuma, tanques portáteis em viaturas, entre outras técnicas estão sendo utilizadas pelos Bombeiros de São Borja no combate ao incêndio. Além disso, sete viaturas e 18 pessoas estão trabalhando no local, segundo o g1.

A baixa umidade da Fronteira Oeste facilita o aumento das chamas.

Segundo o CBMRS, 5.796 ocorrências por incêndios florestais no estado foram atendidas desde o início do verão, em dezembro de 2022.

Dicas de como agir durante casos de incêndio florestal

A seguir, confira algumas das diversas orientações do que deve ser feito durante incêndios florestais, segundo a equipe do CBMRS:

  • Não faça queimadas para limpar terrenos. Nessa época do ano é fácil perder o controle da queimada e atingir outras áreas;
  • Se precisar fazer fogo, prefira um terreno limpo e sem vegetação rasteira. Após usar o fogo, garanta que a lenha ou carvão estejam apagados;
  • Não jogue ou acumule qualquer tipo de lixo em áreas verdes, em especial a vidros com capacidade de refletir a luz solar, restos de cigarros ou qualquer outra fonte de calor;
  • Se sua casa fica próxima de florestas ou vegetação rasteira, mantenha o entorno da casa limpo;
  • Se houver um incêndio em vegetação próximo do local em que você se encontra, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193, antes que o foco se alastre.