Grande multinacional pode encerrar operações

Em um comunicado, uma grande empresa multinacional revelou que pode não ser mais capaz de continuar suas operações. No dia 7 de abril, a Tupperware, fabricante de recipientes de plástico, divulgou em uma mensagem ao mercado que há dúvidas se a companhia ainda continuará funcionando.

Com suas ações em queda de quase 50%, a Tupperware passa por uma crise financeira — segundo o comunicado, motivada pelo cenário econômico desafiador.

A companhia afirma que pode deixar de cumprir cláusulas financeiras em seus contratos de crédito, e caso não seja possível resolver essas pendências, não haverá liquidez o bastante para continuar com suas atividades. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Multinacional à beira da falência

O descumprimento das cláusulas financeiras previsto pela Tupperware para o final do primeiro trimestre de 2023 a deixará em situação inadimplência. Assim, os credores podem cobrar as pendências, as quais a multinacional não possui recursos para cobrir.

“Se a exigência do reembolso ocorrer, a companhia não dispõe dos recursos financeiros para saldar tais obrigações. A companhia ainda depende dos recursos para financiar suas operações e cumprir com demais obrigações”, afirmou a Tupperware em comunicado.

O anúncio causou impacto no mercado financeiro. Com o comunicado, as ações da empresa na Bolsa de Valores de Nova York apresentaram queda de mais de 48%. A Tupperware também deixou de publicar o seu relatório anual à Comissão de Valores Mobiliários norte-americana, o que significa que ela pode perder seu registro na bolsa de Nova York.

A multinacional afirma que já está estabelecido um plano de reestruturação, elaborado com apoio de consultores financeiros. Entre as ações planejadas, está a revisão do seu portfólio de imóveis, procura de investidores para financiamentos, e possíveis vendas, alienações ou arrendamentos de seus imóveis.

A Tupperware afirma que caso o plano para negociações e captação de recursos não seja o suficiente, poderá ser necessário reduzir seus investimentos, o que pode significar encerramento parcial ou total de suas atividades.