Gravataí: Corsan inicia obra emergencial para melhorar abastecimento de água

A Corsan iniciou uma obra de desassoreamento de um canal que liga o Banhado dos Pachecos ao Rio Gravataí. A obra busca garantir o abastecimento de água no período de estiagem e melhor a disponibilidade hídrica nas captações do rio.

A medida estava listada entre as estratégias a serem adotadas pela Companhia para o combate da estiagem no abastecimento de água. As obras devem estar concluídas em 10 dias e serão realizadas por uma empresa especializada.

Obra em canal reforçará o volume de água do Rio Gravataí

A Corsan afirma que a obra será essencial para melhorar o abastecimento não apenas no período de seca deste ano, mas também em períodos de estiagem dos próximos anos. O Banhado dos Pachecos se localiza em Águas Claras, em Viamão, com uma grande reserva hídrica. O canal de 7,5km de extensão será limpo para reforçar o volume de água do Rio Gravataí.

O Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (DRHS/Sema) foi o responsável pela identificação do canal como ponto essencial de passagem de água e também pela segurança ambiental da obra. Também houve consulta do Departamento de Biodiversidade (DBIO/Sema), por meio das unidades de conservação Banhado Grande e Banhado dos Pachecos. A entrada do maquinário já foi autorizada pelos proprietários do canal.

O desassoreamento do canal é mais uma das obras realizadas pela Companhia para garantir o abastecimento de água á população de 750 mil pessoas em Gravataí, Alvorada e Viamão, que inclui o microbarramento para elevação do nível do rio Gravataí e a manutenção e novas perfurações de poços para melhora na captação de água local.