Grave acusação de racismo envolve rival do Grêmio

Um adversário do Grêmio na próxima rodada do Brasileirão está envolvido em uma grave acusação de racismo. O Athletico-PR, que joga contra o tricolor neste próximo sábado (27), foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido à um ato racista realizado por um torcedor.

O caso ocorreu na partida do dia 7 de maio entre o Athletico-PR e o Flamengo pela quarta rodada do Brasileirão. Em um ato registrado em vídeo, um dos torcedores faz gestos imitando macaco como forma de ataque a torcedores do Flamengo. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Adversário do Grêmio envolvido em caso de racismo

O ato foi gravado por torcedores do Athletico-PR e então levado ao STJD. O clube afirma ter identificado o torcedor e descoberto que ele não é sócio do clube.  No entanto, a denúncia ainda foi realizada, com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

“Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”, afirma o artigo 243-G do CBJD.

A penalidade para este tipo de ato é uma multa, cujo valor pode variar entre R$ 100 e R$ 100 mil. Além disso, o torcedor acusado pode ser proibido de entrar no estádio pelo período de 720 dias, aproximadamente dois anos.

Apesar da gravidade, o ato não resultará em perda de pontos para o Athletico-PR na tabela do Brasileirão. Apesar de esta ser uma possibilidade em casos deste tipo, a punição em pontos só seria aplicada caso os atos discriminatórios fossem realizados por um “considerável número de pessoas”.

Neste sábado (27), o Athletico-PR enfrentará o Grêmio pela próxima rodada da Série A do Brasileirão. O jogo será realizado na Arena da Baixada, em Curitiba, às 16h.

Imagem: Reprodução / Instagram / Grêmio FBPA