Greve do INSS causa reagendamento de 20 mil perícias no estado da Bahia em 2022! Entenda

Nesta segunda-feira (25), a greve dos servidores do INSS no estado da Bahia chegou ao seu 29° dia. São 140 postos e agências de Salvador e do interior do estado com serviços suspensos.

O impacto se reflete em cerca de 22 mil perícias médicas que deixaram de ser feitas por segurados que solicitam a concessão de algum benefício por incapacidade. 

O Ministério do Trabalho e Previdência orienta que os cidadãos realizem a remarcação das perícias através do aplicativo ou portal Meu INSS, ou ainda pela central telefônica 135, que segue em funcionamento.

Segundo o INSS, a data originalmente marcada será considerada como a data de entrada no requerimento, a fim de evitar que o segurado seja prejudicado.

Reagendar perícia médica do INSS

Para reagendar a perícia médica através do aplicativo ou portal Meu INSS, o procedimento é simples. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o Portal Meu INSS, ou faça o download do aplicativo de mesmo nome em seu smartphone;
  2. Faça o login utilizando sua conta Gov.br;
  3. Vá até a aba “Benefícios” e depois clique em “Auxílio-doença”;
  4. Clique em “Perícia”, e em seguida, “Remarcar perícia”;
  5. Digite o número de documento solicitado e reagende seu atendimento para a data de escolha.

Os segurados que desejarem podem entrar em contato via telefone com a Central 135. O atendimento acontece de segunda à sábado, de 7h às 22h, e segue normalizado.

Greve dos servidores do INSS

A greve, ainda sem data de término, chegou ao seu 29° dia no estado da Bahia. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sindprev), os servidores da autarquia reivindicam um reajuste salarial de 19,9%, correspondente a perdas acumuladas nos últimos três anos.

Além disso, a classe solicita a abertura de novo edital para suprir a carência no quadro de funcionário da Previdência, que não têm suprido a demanda de solicitações de benefícios.

O prazo máximo legal para a concessão, a depender do tipo de benefício, é de no máximo 90 dias. Este prazo, porém, não tem sido cumprido e muitos segurados aguardam meses, sem poder trabalhar, seu pagamento de direito. 

Servidores denunciam que o aumento da fila do INSS tem acontecido principalmente devido a falta de pessoal e aos sistemas e dispositivos de trabalho, que estão defasados.