Greve do INSS pode atingir outros estados e impactar os atendimentos, veja!
A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganha novos adeptos e pode atingir outros estados e impactar os atendimentos. De acordo com o sindicato Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Fenasps), estados como São Paulo e Minas Gerais já aderiram e outros devem seguir o mesmo caminho.
Entre as solicitações, os servidores reivindicam um reajuste de 19,9% nos salários para repor a inflação desde 2019, reformulação no plano de carreira, das 30 horas semanais e a realização de concurso para contratação de novos profissionais.
A Fenasp buscou uma agenda com o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, e com o ministro do Trabalho e Previdência (MTP), Onyx Lorenzoni. A reunião que tinha sido marcada para o último dia 25 não aconteceu. Segundo o sindicato, o ministro alegou que não estava presente em Brasília na data e não tinha conhecimento do encontro. Porém, o sindicato diz que a informação é falsa e que o ministro não quis atendê-los.
A greve do INSS nos estados
Segundo dados da Federação, dos 27 estados do país, 20 deles já aderiram à greve e a previsão é de que todos adotem o movimento grevista até o final da semana. Até agora, cerca de 15 mil servidores estão paralisados.
O foco é de que a greve, que começou no último dia 23 e já completa uma semana, seja feita nacionalmente.
Ato em Brasília nos dias 29 e 30 de março
De acordo com o site oficial da Federação, as entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) estão convocando caravanas para o Ocupa Brasília, com atividades de 29 a 31 de março. Vale ressaltar que dia 1º de abril é o prazo que o Ministério da Economia deu para responder às reivindicações dos SPFs.
Atendimento nas agências
Apesar da greve ter prejudicado o atendimento para quem precisa dos serviços do INSS, nem todas estão fechadas. Porém, o cidadão que precisa ir até uma agência, o ideal é pesquisar a atual situação para não encontrar a agência fechada.