Grupo busca terreno para construir autódromo de R$ 3 bi no RS

O empresário e ex-piloto Rodrigo Stehling revelou planos de construir um autódromo no Rio Grande do Sul em um projeto de mais de R$ 3 bilhões. Stehling trabalha com um grupo de investidores no projeto que ainda está em suas fases iniciais, mas com grandes ambições.

O objetivo seria construir um espaço capaz de trazer competições da Fórmula 1 para o estado gaúcho. O autódromo, que será chamado Dumondo, está sendo cogitado para diversas cidades no RS, mas as favoritas até então são Canela e São Francisco de Paula. Confira abaixo mais detalhes sobre o projeto.

Autódromo e bairro temático de automobilismo

Em entrevista ao portal GZH, o empresário Rodrigo Stehling falou a respeito da ideia. Segundo ele, o autódromo foi nomeado em homenagem à Santos Dumont, pai da aviação e também conhecido por um extenso envolvimento no cenário automobilístico.

Gramado foi uma das cidades consideradas, mas foi descartada por não possuir área de mais de mil hectares necessária para a obra. A ideia é não construir apenas a pista de corrida: Stehling afirma que tem planos para trazer um bairro temático de automobilismo. “Com condomínio, universidade, shopping, campo de golfe, e hospital”, afirma o empresário.

A expectativa é que a etapa de estudos do projeto dure cerca de um ano, e que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2024. Por enquanto, o grupo busca captar investimentos e já está estabelecendo diálogo com empresas — como universidades e redes hoteleiras — que tem interesse de empreender no bairro.

Stehling afirma que a intenção do grupo trazer uma segunda opção para as competições da Fórmula 1 na América Latina. Em todo o continente, Interlagos, em São Paulo, é a única pista em padrão internacional que pode receber as corridas.

O projeto foi apresentado para o governo do estado, e aguarda aprovação da Fepam. Assim que passar, o grupo pretende trazer a ideia para os organizadores da Fórmula 1. Além disso, há também planos para receber corridas das competições Formula Indy e Formula E.