Grupo é suspeito de clonar telefone da polícia para aplicar golpes no RS

Falsa delegacia suspeita de aplicar golpes, está sendo investigada pela Polícia Civil de Santa Maria, localizada no Centro do Rio Grande do Sul.

De acordo com os policiais, os criminosos fingem fazer parte da equipe da polícia e telefonam para as pessoas por meio de um número clonado do próprio local. A Polícia também afirma que um dos suspeitos foi preso ao ser encontrado com o cartão de crédito de uma vítima.

Durante o golpe, o grupo pede para a vítima ligar para 0800, número de um falso setor jurídico do banco. Depois, a pessoa é atendida por uma suposta funcionária que pede dados bancários, como número da agência, conta e senha.

Em seguida, os golpistas pedem que a vítima desinstale o aplicativo do banco no celular, para que os mesmos possam baixá-lo, utilizar os dados da pessoa e realizar transações.

Golpes estão cada vez mais frequentes

Por meio do portal g1, o delegado Antônio Firmino de Freitas Neto, deu o seguinte alerta: “A Polícia Civil, a polícia militar, a Polícia Federal, nenhum órgão, nenhum banco liga pra um cliente pedindo senha de cartão de crédito, número de cartão de crédito ou pede pra desabilitar aplicativo. Na verdade, isso tudo faz parte do golpe”.

A polícia ainda afirma que o golpe está recorrente em todo o estado do RS. Atualmente, quatro investigações sobre o caso estão sendo feitas na 4ª Delegacia de Polícia, no bairro Camobi. Além disso, outras 20 pessoas teriam alertado sobre o golpe.

Não confie em solicitações de senha por telefone, celular ou e-mail

Não cair em golpes como esses é fácil: nunca divulgue sua senha em ligações telefônicas ou e-mails. As instituições financeiras não solicitam a senha do cartão de seus clientes, pois essas informações são exclusivas do cliente. Por isso, sempre desconfie de qualquer suposta instituição financeira que entre em contato com você para pedir seus dados.