Guarda Municipal detém pichadores na Orla do Guaíba

A Guarda Municipal deteve dois pichadores no trecho 1 da Orla do Guaíba, na noite da terça-feira (3). O momento de vandalismo foi flagrado pela rede de vigilância do local, composta por 74 câmeras de segurança e um posto avançado da Guarda Municipal.

Os suspeitos, de 17 e 18 anos, foram detidos em posse de nove pincéis atômicos. O menor de idade foi encaminhado para a Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca), e o mais velho foi conduzido para a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. A abordagem foi realizada pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) após a Guarda Municipal ser acionada. Confira mais detalhes abaixo.

Guarda Municipal prendeu dez pichadores em Porto Alegre no ano passado

Sobre o caso, o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda, afirma que os equipamentos de vigilância foram o que permitiu melhorar a segurança dos espaços públicos. “Com investimentos em tecnologia, estamos fortalecendo ainda mais a corporação propiciando melhores condições para atuação dos agentes na defesa do patrimônio público”, afirmou.

No dia 3 de dezembro, três jovens foram presos pela Guarda Municipal após picharem a pista de skate do trecho 3 da Orla do Guaíba. Na ocasião, um dos suspeitos tinha 15 anos e os outros dois, 16. Os três foram encaminhados ao Deca e entregues aos responsáveis legais.

A Guarda Municipal prendeu dez pichadores ao longo do ano de 2022 na capital gaúcha, em um trabalho coletivo com as outras instituições de segurança. “Seguiremos juntos com os órgãos de segurança e fiscalização trabalhando pelo bem da cidade”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.