Guardas municipais de Porto Alegre contarão com esta novidade até metade de 2023
Novidade foi aprovada pela Câmara de Vereadores. Projeto torna obrigatório o uso de câmeras nos uniformes dos guardas municipais. Equipamentos serão usados durante todo o turno de trabalho dos guardas que estiverem em patrulhamento.
A expectativa, segundo o secretário municipal de Segurança de Porto Alegre, Mário Ikeda, é que todos os guardas municipais em patrulhamento estejam usando câmeras corporais até metade de 2023. Ikeda explica que uma nova licitação está sendo realizada para compra dos equipamentos. Serão adquiridas 160 câmeras e oito computadores, que serão usados para baixar as imagens diariamente e analisá-las.
Para as câmeras que serão usadas pela Guarda Municipal de Porto Alegre, as imagens não poderão ser acompanhadas em tempo real. Cada guarda, ao final de seu turno, vai retirar o equipamento da farda e conectar a um computador para transferência das imagens. Diferentemente do que pretende a Secretaria Estadual de Segurança Pública para as câmeras que serão utilizadas pela Brigada Militar e pela Polícia Civil.
Ikeda lembra que todas as viaturas da Guarda Municipal já possuem câmeras que gravam toda a rotina, dentro e fora do veículo.
Aprovado o uso de câmeras corporais por agentes da Guarda Municipal em Porto Alegre
Na segunda-feira (5), os vereadores de Porto Alegre aprovaram projeto que torna obrigatório o uso de câmeras corporais e de equipamentos de GPS por todos os agentes durante o exercício de suas atividades profissionais.
“A atividade da segurança pública é complexa, envolve inúmeras tarefas, com diferentes graus de periculosidade e variados riscos no exercício profissional dos trabalhadores e trabalhadoras dos órgãos da segurança pública. Assim, são necessárias medidas que garantam, por um lado, a proteção da saúde, da segurança e principalmente da vida, e, por outro lado, garantam a dignidade da categoria” – comenta Leonel Radde (PT), vereador autor da proposta.
O valor investido pela prefeitura será de R$ 484 mil para compra das câmeras e computadores.