Hino de Santa Catarina vai mudar? Proposta gera polêmica entre catarinenses
O hino de Santa Catarina pode ser mudado? Existe a possibilidade, pois um novo projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa traz a proposta de criar uma nova canção para representar o estado.
O projeto, de criação do deputado estadual Ivan Naatz (PL), prevê a criação de um concurso para eleger uma nova música como hino do estado. A justificativa para a proposta, de acordo com Naatz, é o desconhecimento da canção e o fato de “muitos catarinenses não se sentirem representados” pela mesma.
Uma afirmação em torno do pedido gerou polêmicas: segundo o parlamentar, “a letra apresenta um aspecto geral abolicionista, e talvez por isso seja considerado pouco representativa das características que marcam a história do Estado”. A canção atual foi composta poucos anos após a abolição da escravidão e possui diversas referências ao fato. Confira abaixo mais informações sobre o projeto.
Projeto de lei propõe mudança do hino de Santa Catarina
O atual hino de Santa Catarina tem vários trechos que referenciam o fim da escravidão, como, por exemplo: “Quebrou-se a algema do escravo e nesta grande nação, é cada homem um bravo, cada bravo, um cidadão”. Por esse motivo, a afirmação do deputado foi criticada nas redes sociais e no parlamento.
Luciane Carminatti (PT), deputada estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, afirmou que tem dúvidas se este seria o momento para mudar a canção, considerando “tantas questões estruturais para resolver, até no âmbito cultural”. Já para o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Luiz Moukarzel, o caráter abolicionista é o que torna o hino um “motivo de orgulho catarinense, de ponta, de modernidade”.
Naatz afirma não haver relação entre os versos e a proposta de mudar a canção, afirmando que o principal motivo é o fato da letra não possuir relação com o estado.
Imagem: Reprodução / Racool_studio / Freepik