Na tarde da última sexta-feira (15), um idoso de 80 anos, que estava foragido desde 2019, foi preso durante uma operação da Polícia Civil. O homem foi pego em uma localidade no interior de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. O nome do homem foi inserido na lista vermelha da Interpol em maio de 2023, já que havia risco de fuga para o exterior.
De acordo com informações da Polícia Civil, uma equipe foi enviada para a área rural após receber informações sobre o local que o criminoso estava. O homem estava sendo procurado por responder a um processo por estupro de uma adolescente de 14 anos. O caso ocorreu em 2001, na cidade de Rio Branco, no Acre.
Após ser capturado pelos policiais, o homem foi levado ao Presídio Regional de Santo Ângelo, onde permanecerá à disposição da Justiça para responder pelo crime cometido.
Saiba como denunciar crimes como o cometido pelo idoso procurado pela Interpol
Para denunciar crimes como este, que infelizmente acontecem com muita frequência, é necessário acionar algumas autoridades, de acordo com informações do g1. Confira:
- Brigada Militar – 190: quando a criança está correndo risco imediato
- Delegacias especializadas no atendimento de crianças ou de mulheres
- Delegacias de polícia
- Disque 100: recebe denúncias anônimas de violações de direitos humanos, que podem ser feitas por qualquer pessoa
- Conselho tutelar: Em alguns casos, os profissionais do Conselho Tutelar já podem chegar com apoio policial e pedir abertura de inquérito.
- Profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, precisam fazer notificação compulsória em casos de suspeita de violência, que é encaminhada aos conselhos tutelares e polícia.
- WhatsApp do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos: (61) 99656- 5008
O código prevê pena de reclusão de 8 a 15 anos para o estupro de vulnerável, ou seja, ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos ou com alguém que não esteja em condições de permitir o ato. Denuncie.
Imagem: REUTERS / Edgar Su / File Photo