Horário de verão vai voltar em 2023? Saiba mais

O Governo Federal está estudando a possibilidade de voltar com o Horário de Verão, que fez com que os brasileiros trocassem a hora que aparecia em seus relógios durante anos, até ser encerrado em 2019.

De acordo com o MME (Ministério de Minas e Energia) análises sobre a pertinência ou não da adoção da medida a partir deste ano estão sendo conduzidas. “Com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite, que tenderia a se reduzir com a adoção da política”, afirmou em nota.

A pasta ainda afirma que alguns fatores ainda precisam ser analisados, como o aumento de consumo em determinados horários do dia e as condições energéticas do Sistema Interligado Nacional.

Relembre como funcionava o Horário de Verão

Adotado pelo Brasil há mais de 90 anos, especificamente no dia 3 de outubro de 1931, o Horário de Verão teve seu fim em 2019, durante o mandato do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

Todos os brasileiros avançavam seus relógios em uma hora pelo horário de Brasília entre todo mês de outubro, sem alterá-los até fevereiro. A ação foi criada com o objetivo de economizar energia elétrica, aproveitando a luz natural por mais tempo durante o verão.

Bolsonaro suspendeu o Horário de Verão com o argumento de que resultados positivos não estavam mais sendo apresentados ao setor elétrico devido aos novos padrões de consumo e diferentes tecnologias.

“Não foi identificada economia significativa de energia, pois a redução observada no horário de maior consumo, ou seja, das 18h às 21h, é compensada pelo aumento da demanda em outros períodos do dia, especialmente no início da manhã”, afirmou o MME na época.

Recentemente, Lula, atual presidente, fez uma enquete em suas redes sociais para saber a opinião do público sobre a volta do Horário de Verão. A grande maioria afirmou que deseja o retorno.

Imagem: Freepik