IBGE começa o Censo Porto Alegre 2022 com novidades
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, nessa segunda-feira (1º), a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. O Largo Glênio Peres em Porto Alegre foi o local de início da pesquisa do Censo 2022.
Durante a coleta de dados serão aplicados dois questionários, um básico com 26 questões e outro ampliado, com 77 perguntas. No território gaúchos são esperadas mais de 4 milhões de visitas por 11,2 mil recenseadores até o final de 2022.
O Censo volta a ocorrer após ter sido adiado por dois anos devido à pandemia da covid-19 e a baixa nos recursos do governo. Conforme o coordenador do IBGE do Rio Grande do Sul, Luís Eduardo Azevedo Puchalski, o retorno das atividades é uma ocasião especial e a equipe espera concluir a coleta até o final do ano para comparar os resultados obtidos no Censo de 2010.
Além disso, as ações serão fundamentais para auxiliar no planejamento das áreas da saúde e do transporte, além das informações utilizadas pela iniciativa privada. Durante o Censo 2022 também serão coletadas informações importantes sobre a educação da população, como escolaridade e taxa de analfabetismo, além da situação econômica do país.
Por ser o município mais populoso do RS, Porto Alegre passará, em maior parte, pela aplicação do questionário básico, sendo esperado que 95% dos domicílios respondam este. Por conter menos questões o processo nas áreas de maior população será mais rápido.
Já nos municípios em que há índices populacionais menores há a expectativa de que a aplicação dos questionários seja 50% básico 50% amostra. Ainda de acordo com o coordenador do IBGE do Rio Grande do Sul, o questionário básico requer apenas cinco minutos para respostas, já o ampliado leva em torno de 20 minutos para ser totalmente respondido.