Ilha vendida por R$ 5 deu origem a uma das maiores cidades do mundo
Uma das maiores cidades do mundo tem uma origem inusitada. No passado, a Governors Island, nos Estados Unidos, foi o ponto do primeiro assentamento da colônia holandesa de Nova Amsterdã, se tornando assim, o local de origem da cidade de Nova York. No futuro, ela seria vendida por um dólar.
A Governors Island, traduzido para português como “ilha dos governadores”, tem cerca de 70 hectares e hoje serve como espaço recreativo para os cidadãos de Manhattan. Confira abaixo mais informações sobre a história da ilha.
Ilha dos Estados Unidos foi o lugar de origem de Nova York
Após a ocupação holandesa, a ilha foi tomada pelos ingleses em 1664, quando chegaram a Nova York. 11 anos após a Revolução Americana de 1783, o governo de Nova York fortificou o local com a construção de três fortes, que executaram papel essencial na Guerra de 1812 contra os britânicos.
Desde então, a ilha teve diversos usos pelo governo americano: serviu como base militar, posto de quarentena, prisão, quartel-general na Segunda Guerra Mundial, e base da Guarda Costeira, até 1966. Após este período, levou quase dez anos para ela ser reativada novamente.
Além dos usos pelo governo, a ilha também foi palco de momentos históricos, como por exemplo o primeiro voo sobre a água nos Estados Unidos, realizado em 1919 por Wilbur Wright. Em 2003, a Governors Island foi vendida para a cidade e para o estado de Nova York por apenas um dólar, equivalente a R$ 5 na cotação atual.
Em 2022, foi a primeira vez em que o local ficou aberta para o público durante todos os dias do ano. Durante este período, o local recebeu 939 mil visitantes. Agora, a Governors Island faz parte do programa Ilha Resíduo Zero, que transforma todos os resíduos em compostos orgânicos para o jardim.
Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons