Iluminação de Porto Alegre impressiona após foto divulgada pela NASA

No último dia 4, um astronauta da NASA registrou a Grande Porto Alegre diretamente do espaço e a região metropolitana chamou atenção pelas luzes.

A foto foi tirada às 20h21 do horário de Brasília, através das lentes de uma câmera Nikon D5, por um dos tripulantes da Estação Espaço Internacional (ISS).

Na imagem, é possível ver nitidamente a Capital até o bairro Vila Assunção, Zona Sul, além das cidades no entorno. O que mais chama atenção é a iluminação da região.

Na capital, Porto Alegre, as luzes aparecem em tom mais claro, enquanto em outras cidades, como Canoas, têm a iluminação mais alaranjada. Confira:

Na imagem, é possível observar Porto Alegre com uma iluminação mais clara, devido às luzes de LED. Imagem: Reprodução/NASA.

Iluminação da cidade de Porto Alegre

Segundo a prefeitura do município de POA, a iluminação é o resultado de um trabalho de modernização da iluminação pública que acontece desde o segundo semestre do ano passado.

Lâmpadas de LED têm sido instaladas em substituição das de tecnologia mais antiga, como o vapor de sódio. O objetivo é trocar todas as luminárias, contemplando 103 mil pontos.

Segundo a prefeitura, após o feito, a economia de energia deve ser maior que 50%, podendo gerar uma redução mensal de até R$1,3 milhões nos gastos da prefeitura.

A ISS

A Estação Espaço Internacional (ISS) está no espaço desde 1998, e recebe tripulantes desde os anos 2000. Hoje, a tripulação é formada por sete astronautas.

A estação funciona como um laboratório, e trabalha principalmente com ciência inovadora em microgravidade. São testados, na ISS, sistemas de espaçonaves e equipamentos necessários para futuras missões de longa duração para a Lua e Marte.

Aproximadamente desde 1961, os tripulantes da ISS registram imagens da Terra diretamente do espaço. A partir dos cliques, é possível observar as mudanças do planeta com o passar dos anos provocadas pela intervenção humana e a ocorrência de fenômenos naturais.

As imagens podem ser visualizadas através do portal “Gateway to Astronaut Photography of Earth”, da NASA.