Imagens impressionantes: fenômeno INCRÍVEL sobre cidade gaúcha

Nesta terça-feira (30), moradores de uma cidade amanhecerem com a cidade coberta de nuvens baixas pela formação de nevoeiro, de acordo com o MetSul. O resfriamento da superfície gerou inversão térmica, segundo o portal.

A população da cidade de Santana do Livramento enfrentou mais uma madrugada de frio. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mediu uma mínima de 6,6ºC.

De acordo com o MetSul, durante esta época do ano, quando as temperaturas são mais baixas, há um aumento no número de dias de nevoeiro no Sul do país. Quando as noites estão mais frias, nevoeiro e neblina são mais comuns durante a madrugada e a manhã.

Confira como a cidade gaúcha amanheceu:

Foto: Fabian Ribeiro

Confira as mínimas registradas durante esta madrugada

Não foi só Livramento que registrou baixas temperaturas nesta madrugada. A maioria das cidades do Rio Grande do Sul teve mínimas abaixo de 10ºC. Foram registradas pela Estações do Instituto Nacional de Meteorologia e particulares, mínimas de 4,1ºC em São José dos Ausentes, 5,6ºC em São José do Ouro, 6,0ºC em Herval, 6,3ºC em Soledade e 6,7ºC em Canela.

Em Porto Alegre, as mínimas foram de 11,5ºC em Belém Novo, 11,7ºC no Lami, 12,9ºC no Aeroporto e 13,3ºC no Jardim Botânico. Na Grande Porto Alegre, as mínimas foram de 8,5ºC em Gravataí, 8,6ºC em Viamão, 8,8ºC em Nova Santa Rita, 9,4ºC em Novo Hamburgo, 10,0ºC em Campo Bom, 10,3ºC em Canoas e 11,5ºC em São Leopoldo.

Nesta madrugada, o estado do Rio Grande do Sul estava sob a influência de um centro de alta pressão de 1.025 hPa da massa de ar frio sobre o Oceano Atlântico, posicionado na costa gaúcha, segundo o portal.

Nevoeiros se formam facilmente nos estados do Sul do país durante os meses do outono e do inverno quando as áreas de alta pressão relacionadas às massas de ar frio estão sobre o mar.