Importante meio de transporte pode parar no RS durante o sábado (26) devido à protesto de funcionários
No sábado (26), data de abertura da Expointer, os gaúchos podem sofrer com a falta de um dos meios de transporte mais utilizados no Estado devido à um protesto marcado por funcionários.
Os metroviários, que marcaram uma paralisação de 24h, dizem que há falta de avanço em negociações sobre o dissídio salarial e que estão aguardando o posicionamento da Trensurb para definir se o protesto será suspenso.
Paralisação de meio de transporte é confirmada após proposta de reajuste
Na última segunda-feira (21), foi feita mais uma reunião sobre o assunto, sem acordo. Essa é a sexta desde julho. A categoria confirmou a paralisação após considerarem a proposta, de 3,06% de reajuste, um “deboche”.
“Transportamos diariamente 110 mil pessoas pela região metropolitana e defendemos o transporte público, estatal e de qualidade. Transporte é um direito constitucional e defendemos a tarifa zero. Não existe Expointer sem Trensurb, e não existe Trensurb sem trabalhadores(as)”, diz o sindicato em nota. Uma nova assembleia da categoria está marcada para sexta-feira, às 12h.
De acordo com o presidente do Sindimetrô-RS, Luis Henrique Chagas, as negociações não tiveram avanço. “Até agora não temos avanços nenhum. Já tivemos seis reuniões de negociação com a empresa (…) Sendo que só no vale-refeição estamos com ele congelado desde 2018 e uma defasagem enorme no salário”, disse. Chagas ainda explicou que a Trensurb ainda está no Plano Nacional de Desestatização, apesar da promessa de retirada, pela gestão atual.
Sobre a Expointer
A Expointer, realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, é considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina.
A venda de ingressos para sua 46ª já está aberta. A entrada inteira custa R$ 16, o mesmo valor de 2022. Idosos, estudantes e pessoas portadoras de deficiência pagam R$ 8.
Imagem: Freepik