Importante ponto instalado após tragédia da boate Kiss é retirado de cidade do RS

Na manhã desta sexta-feira (14), a pedido da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, foi retirada da Praça Saldanha Marinho, no Centro de Porto Alegre, a tenda da vigília em homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss, que estava no local há dez anos.

Instalada no local desde abril de 2023, a tenda já foi ponto de encontro dos familiares e amigos das vítimas do incêndio, que ocorreu no dia 27 de janeiro de 2013, causando a morte de 242 pessoas e deixando mais de 600 feridas.

A desmontagem foi feita após o lugar virar abrigo para pessoas em situação de rua. De acordo com a Associação, uma tenda provisória será montada todo mês, no dia 27, para a vigília.

Relembre o incêndio que ocorreu na boate Kiss

O incêndio ocorreu em janeiro de 2013, quando a boate recebia a festa “Agromerados”, organizada por alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Quando o relógio marcou 2h30, a banda do cantor Naldo, que estava tocando a música “Amor de chocolate”, utilizou dispositivos pirotécnicos como efeito visual. Em seguida, as fagulhas atingiram a espuma acústica presente no teto da boate, que começou a pegar fogo e a fumaça se espalhou por todos os lados.

Logo no início do incêndio, centenas de pessoas tentaram sair do local. Na saída, havia uma grade perto da porta para organizar a fila de entrada. Tanto a grade quanto a porta foram derrubadas, o que fez com que muitas pessoas fossem pisoteadas. Algumas pessoas também tentaram escapar pelo banheiro, mas acabaram morrendo.

Segundo informações do g1, várias testemunhas afirmaram que o Corpo de Bombeiros chegou ao local rapidamente e que pessoas que conseguiram sair da boate tentaram ajudar a socorrer as vítimas.

O dia após a tragédia foi marcado por dor e sofrimento de familiares, que precisaram ir reconhecer os corpos das vítimas.

Imagem: Felipe Ferreira/RBS TV