Importante rio do RS tem limpeza concluída! Veja antes e depois

Após quase dois meses de trabalho, a limpeza do Rio Gravataí foi concluída nesta terça-feira (4). Foram retiradas, ao todo, cerca de 200 toneladas de lixo das águas desde o início do processo, em 18 de fevereiro.

Materiais que não podem ser descartados, como garrafas de plástico, roupas e pneus, foram levados a um aterro sanitário em São Leopoldo. Entre os resíduos, foram recolhidos também 22 caminhões de plantas aquáticas, que devem ser reaproveitadas para compostagem. Confira abaixo mais informações sobre a retirada de lixo do Rio Gravataí.

200 toneladas de lixo no Rio Gravataí

No início de fevereiro, moradores da cidade de Cachoeirinha denunciaram o descarte irregular de resíduos nas águas do Gravataí. Por conta da estiagem, o nível do rio baixou, expondo uma área de 100 metros de lixo acumulado e estagnado no rio.

O estado crítico poderia se agravar: era essencial que a limpeza fosse iniciada e concluída quanto antes, pois as chuvas traziam risco dos resíduos desaguarem no Guaíba, causando um desastre ambiental ainda maior.

O trabalho de limpeza foi iniciado no dia 18 de fevereiro. Desde então, a Firma de Mergulho, contratada pela prefeitura por R$ 1,3 milhão, realizou a retirada de 200 toneladas de resíduos. Foram usadas retroescavadeiras para remover o material acumulado da água, que então era colocado em caminhões para o transporte.

Agora, o foco das autoridades será em prevenir que a situação ocorra outra vez, tanto com trabalho de conscientização da população quanto por fiscalização da Guarda Municipal.

Segundo informações do portal GZH, o prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasen, tem planos para trabalhar em conjunto nestas ações com os demais municípios que compõem a bacia do rio Gravataí. A prefeitura do município deu início ao projeto Cachoeirinha 2050, que envolve uma série de medidas, como ações de conscientização ambiental nas escolas para crianças e famílias.