Imposto de Renda: Veja se compensa declarar no começo ou no final do prazo.
O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 iniciou ontem, dia 7, e os contribuintes terão até dia 29 de abril para realizar a prestação de contas com a Receita Federal.
Todos aqueles que receberam rendimentos tributáveis no ano-base 2021 igual ou maior que R$28.559,70 precisam declarar o IR. Com um prazo de quase dois meses para enviar a declaração, muitos contribuintes podem se perguntar: é melhor fazer isso no início ou no fim do prazo?
No caso do Imposto de Renda, a melhor opção é sempre declarar o quanto antes. Isso trará diversas vantagens ao contribuinte, inclusive a chance de receber a restituição logo nos primeiros lotes, se for o caso.
Declarar o Imposto de Renda o quanto antes
Além da chance de receber a restituição logo nos primeiros lotes de pagamento, o contribuinte terá tempo de sobra para realizar correções ou correr atrás de documentos, caso algum esteja em falta.
Muitas pessoas têm inúmeros bens e rendimentos, e isto requer maior atenção. O ideal é começar a separar os documentos até mesmo antes da plataforma de envio da receita abrir.
Porém, fique atento: entregar a declaração no início do prazo não garante o recebimento da restituição nos primeiros lotes. Caso a Receita faça uma apuração mais cuidadosa, o contribuinte poderá receber mais tarde.
Devido a isto, é importante preencher com muita atenção e ter certeza de que tudo está completo antes de enviar os documentos para a Receita Federal.
Imposto de Renda 2022
O portal da Receita Federal onde precisarão ser anexados os documentos referentes à declaração de renda está aberto desde ontem (7) e fecha no dia 29 de abril.
A declaração é feita online através do aplicativo Meu Imposto de Renda, do programa para desktop IRPF 2022 ou diretamente através do e-CAC, no qual não é necessária instalação. Os links para download e acesso ao e-CAC podem ser encontrados aqui.
Para mais detalhes sobre quais documentos são necessários para a declaração do Imposto, acesse nossa matéria detalhada neste link.