Inclusão: Prefeitura de Porto Alegre terá Central de Libras para atender pessoas surdas
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) da Prefeitura de Porto Alegre abriu um chamamento público para Organizações Sociais Civis que tenham interesse em firmar um termo de colaboração para a execução do serviço de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). . O projeto visa ao atendimento às pessoas surdas nos órgãos públicos da Capital.
Os envelopes devem ser entregues no dia 18 de outubro, às 14h horas, na Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social, sala 106 da SMDS, na avenida João Pessoa, 1105, bairro Farroupilha.
De acordo com o Censo de 2010, Porto Alegre possui um total de 336.420 pessoas com algum tipo de deficiência e 80.753 são pessoas com deficiência auditiva. “Para que este público significativo da usufrua dos serviços oferecidos e esteja incluído na educação, saúde, assistência social, cultura, turismo, esporte e lazer, entre outros, é necessário que a acessibilidade comunicacional esteja garantida por meio da primeira língua da maioria dos surdos que é a Libras”, destacou o secretário adjunto da SMDS, Paulo Brum.
O serviço da Central de Libras será disponibilizado de forma online e funcionará em horário comercial, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. Ele ficará disponível nas estações de trabalho, em locais estratégicos na prefeitura, principalmente nos principais pontos de atendimento na área da saúde, educação e assistência social.
Mais informações podem ser encontradas no edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre ou na página da SMDS.