Índia promete vacina contra o Coronavírus até agosto

O segundo país mais populoso do mundo, a Índia deu início nesta semana aos ensaios clínicos em humanos de uma vacina que promete acabar com a Covid-19. É fruto de uma parceria entre o governo do país asiático e uma empresa privada de biotecnologia. Ainda assim, especialistas no assunto consideram a condição algo fora da realidade.

Aliás, a ideia do governo é que a vacina esteja pronta até o dia 15 de agosto, quando é comemorada a independência indiana. A substância recebeu o nome “covaxin”, utilizando em sua composição o vírus inativo da doença, para estimular o corpo humano a produzir anticorpos.

Por menos perigosa que seja, ainda existem riscos ao utilizar uma tecnologia como esta. Mas, para tentar explicar a pressa pela produção do antidoto, o Instituto Nacional de Virologia diz que nos outros países esse procedimento também aconteceu rapidamente.

Testes não param

A primeira bateria de testes foi realizada com a participação de 375 voluntários em 12 centros clínicos da Índia. Dessa forma, na segunda fase, os testes serão com 750 pessoas.

A fórmula será aplicada em pessoas com idades entre 20 e 50 anos. Os resultados conclusivos podem levar de seis a oito meses para serem revelados, mas a expectativa é de que se a vacina apresentar anticorpos, estará disponível já no dia 15 de agosto.

Quem não concorda com o prazo é a Academia Indiana de Ciência, que emitiu uma nota criticando a postura. Veja na íntegra:

“Como um corpo de cientistas — incluindo muitos que estão envolvidos em vacinas em desenvolvimento —, a Academia acredita firmemente que o cronograma anunciado é inviável. Esse calendário levantou esperanças e expectativas irreais nas mentes dos nossos cidadãos”.