Indústria gaúcha em crise atrasa pagamento e terá bens apreendidos

Nesta semana, a Justiça sentenciou a apreensão de bens da indústria Languiru, de Teutônia, no Vale do Taquari. Tal decisão foi tomada após a indústria atrasar no pagamento da parcela de um empréstimo de R$ 10 milhões. Ao total, a empresa tem uma dívida de quase R$ 800 milhões.

Na liminar emitida na segunda-feira (21) e assinada pela Juíza de Direito Patrícia Stelmar Netto, da 2ª Vara Judicial da Camarca de Teutônia, consta que o empréstimo foi feito em 10 de novembro de 2022 e que a primeira parcela deveria ter sido paga em 10 de fevereiro deste ano. Apesar da quantia atrasada ter sido quitada em fevereiro, a prestação de março, que também já estava vencida, não foi paga.

Ao tomar a decisão de solicitar a apreensão de bens, a Juíza destaca a “situação atual da Cooperativa Languiru, com várias reportagens jornalísticas noticiando a fase econômica delicada a que passa a demandada, nos últimos meses”. A magistrada Patrícia Netto também cita a falta de pagamento e um e-mail enviado pela cooperativa: “dão azo à verossimilhança de que a demandada não tem condições de honrar com a avença entabulada”, justifica a juíza.

“O quadro que se desenha é delicado para a demandada, restando inadimplente e noticiando formalmente que tem interesse em vender os negócios de suínos e aves, o que tornaria sem resultado prático as garantias ofertadas, quebrando/ceifando a base do negócio jurídico formalizado com o credor”, informa outro trecho do documento.

Indústria gaúcha faz acordo com chineses

A Cooperativa Languiri tem feito de tudo para quitar pelo menos parte da grande dívida que tem.

Na quarta-feira (22), a indústria revelou ter feito um acordo com os chineses que fazem parte das empresas ITG e TJJT.

Confira o comunicado:

ITG Comércio Internacional Co., Ltd.
Grupo Tianjiao TJJT
Languiu

A empresa de joint venture “Guomao Tianjiao”, criada em conjunto pela ITG Xiamen International Trade Co., Ltd. e pela Tianjiao Group, tem a intenção de adquirir os recursos de criação e processamento de carne da Languiru em diferentes segmentos.

Pelo presente comunicado ao mercado, informamos, como parte da estratégia global do grupo chinês de alimentação Tianjiao, a intenção de aquisição de parte das operações de proteína animal da Cooperativa Languiru Ltda.