Industria gaúcha pede recuperação judicial

A Indústria de Alimentos Estrela, sediada em Estrela (RS), dona da marca Latvida, entrou com pedido de recuperação judicial devido às suas dívidas que somam R$ 107,2 milhões, principalmente com credores financeiros. O pedido também incluiu a antecipação dos efeitos da recuperação, como a suspensão das cobranças, que foi autorizada pelo Judiciário.

Segundo o advogado Diego Estevez, a crise econômico-financeira da empresa se deve ao aumento do custo de produção, à retração das linhas de crédito e às altas taxas de juros.

Latvida: Produção de Derivados do Leite e Geração de Empregos em Três Estados Brasileiros

Atualmente, a empresa Latvida gera empregos diretos e indiretos em unidades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além da produção de ração animal, a empresa também iniciou a produção de derivados do leite em 2015. Na petição inicial, a Latvida destacou que qualquer sinal de atraso no pagamento pode afetar a cadeia produtiva, levando os fornecedores a suspender a entrega de leite.

A marca Latvida pertencia à VRS Indústria de Laticínios, uma das empresas envolvidas na Operação Leite Compensado, que teve a unidade de Estrela interditada por irregularidades na produção em 2013. Na época, houve uma disputa entre os irmãos e sócios Rui e Valdir Sulzbach. Rui é o atual diretor da Indústria de Alimentos Estrela, que entrou com pedido de recuperação judicial recentemente.

A empresa Latvida movimenta cerca de 1,5 mil produtores e está empenhada em garantir que os pagamentos ocorram pontualmente. A advogada da companhia, Marcela Lauer, do escritório Gerson Branco Advogados, afirmou em nota que os pagamentos dos produtores de leite, transportadores e empregados estão em dia e serão mantidos nos respectivos vencimentos.

Imagem: Freepik / freepik.com