Informe de rendimento 2022: Instituições financeiras têm prazo para entrega
Termina em 28 de fevereiro o prazo de entrega para empresas, instituições financeiras e corretoras para enviarem aos contribuintes os informes de rendimentos referentes ao ano de 2021. O prazo para entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) normalmente começa em Março. Porém, o calendário oficial ainda será anunciado pela Receita Federal.
O informe é essencial para o trabalhador preencher a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física com a informações do total de recebimentos do ano passado e o valor do imposto retido na fonte.
Informe de rendimento 2022
No informe recebido pelo empregador, deve constar os valores de todos os salários de 2021, além do 13º salário, e outros rendimentos recebidos eventualmente, como participação nos lucros, por exemplo.
O documento pode ser disponibilizado pela internet sem a necessidade de ser enviado pelos Correios. Segundo a Receita Federal, o empregador ou o banco estão sujeitos a multa caso não enviem o informe no prazo estipulado, ou enviem o documento com erros.
É preciso reunir documentos comprobatórios caso o trabalhador tenha sido demitido no ano passado.
Esses dados são necessários para que a Receita Federal cruze informações e verifique se o contribuinte preencheu os dados com erros, sonegou impostos, para saber o valor dos impostos de cada contribuinte e se ele tem direito a restituição.
Caso o contribuinte seja correntista em mais de um banco ou corretora, é preciso receber os informes de todas as instituições onde mantém os recursos.