Inmet emite alerta amarelo e destaca “perigo potencial” de tempestades no RS

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio Grande do Sul (RS) e mais sete estados estão com “perigo potencial” de tempestades e chuvas intensas, devido o ciclone extratropical que tem afetado diversas regiões do país.

Os efeitos do ciclone devem começar a ser sentidos a partir da manhã desta quarta-feira (12), devendo se estender até a manhã de sexta-feira (14). No Amazonas, Roraima e Sergipe, as chuvas serão causadas pelo transporte de umidade.

De acordo com o Inmet, a formação de um ciclone extratropical se dá por uma frente fria que deve avançar para além do Sul, em áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

Confira a previsão do tempo para o RS e outros estados

Em nota, a Marinha do Brasil alertou que o ciclone poderá causar ressaca, com ondas de até 4,5 metros de altura, entre Chuí (RS) e Laguna (SC) entre as noites de quarta (12) e sexta-feira (14).

Além do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Roraima e Sergipe também podem ser afetados por chuvas intensas e tempestades.

A seguir, confira a previsão do tempo para os próximos dias, de acordo com o g1.

  • Terça-feira (11): temperaturas máximas caem no Rio Grande do Sul devido ao aumento da nebulosidade e da chuva.
  • Quarta-feira (12): o ar frio avança sobre o Sul e Mato Grosso do Sul.
  • Quinta-feira (13): o frio chega em áreas de Mato Grosso, Rondônia, sul do Acre, oeste e sul de Goiás, São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro

Caso as fortes chuvas venham realmente a acontecer, será a terceira vez em menos de um mês que o estado do Rio Grande do Sul será afetado pela passagem de ciclone extratropical. Entretanto, desta vez, o fenômeno deve ser menos intenso.

Imagem: Reprodução/INMET